Sobre o evento

30º PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB)

Florianópolis, 07 e 08 de outubro de 2011.

A Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) reconhecida como Utilidade Pública Estadual aos 36 anos de sua existência, busca além dos objetivos do associativismo, colaborar com a sociedade a partir de práticas que promovam a responsabilidade e inclusão social, a nacionalidade e cidadania, o acesso a informação e a educação continuada dos profissionais bibliotecários e cientistas da informação.

Neste evento, a ACB reunirá formadores de opinião que atuam em Bibliotecas, Centros de Documentação e Informação dos segmentos do primeiro, segundo e terceiro setor de Santa Catarina e de outros Estados.

No 30º Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina, a ACB espera contar com um grande público aliando toda a Região Sul, Federação Brasileira de Biblioteconomia, Cientistas da Informação e Instituições, Conselhos Regionais, Órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal e demais instituições.

OBJETIVOS

Iniciado em 1982, o Painel Biblioteconomia em Santa Catarina se consolida como um fórum anual que chega a sua 30ª edição almejando os seguintes objetivos:

  • Aprimorar a prática profissional dos bibliotecários catarinenses propiciando educação continuada aos mesmos.
  • Divulgar e compartilhar experiências, resultados de pesquisas e estudos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação realizados em Santa Catarina e em outras regiões do país.
  • Promover debates que contribuam com a sociedade na realização de projetos e reivindicações de ações ao entendimento de nacionalidade, cidadania e responsabilidade e inclusão social.
  • Socializar práticas e vislumbrar oportunidades de intervenção política da classe bibliotecária catarinense no sentido de projetar ações relacionadas ao fazer profissional/político no sentido de fortalecer a categoria e projetá-la na sociedade catarinense.

PÚBLICO-ALVO

Bibliotecários, arquivistas, cientistas da informação, professores, estudantes de Biblioteconomia e Arquivologia, auxiliares de biblioteca, técnicos em biblioteconomia, profissionais com atuação em bibliotecas escolares, públicas, universitárias, especializadas e populares, e outros profissionais de áreas afins.

TEMA

A Comunicação Científica e os Profissionais da Informação:  a produção científica e a educação continuada

APRESENTAÇÃO

 É por meio da ciência que a humanidade vem buscando conhecer o mundo e achar respostas para as diferentes situações, fenômenos e experiências. A comunicação científica vem contribuir de forma dinâmica e contínua para a divulgação e disseminação dessas pesquisas na medida em que envolve os pesquisadores, suas experiências e a literatura produzida, permitindo o avanço dessas pesquisas e consolidação dos conhecimentos.

Por meio de publicações técnico-científicas, a ciência é divulgada num fluxo que envolve o armazenamento, a produção, a disseminação, o uso, a recuperação e a preservação da informação. Segundo Targino (2000, p. 54), “a comunicação científica favorece ao produto (produção científica) e aos produtores (pesquisadores) a necessária visibilidade e possível credibilidade no meio social em que o produto e produtores se inserem”.

Discutir e refletir sobre a comunicação e produção científica envolvem várias questões como a interação entre sociedade e universidade. Os fatores que influenciam a produção científica, a pesquisa dentro da universidade, o acesso à informação e aos documentos eletrônicos por meio de processos eletrônicos como portais, bases de dados, periódicos, repositórios, GED, arquivos abertos, entre outros, não diminui com o advento das novas tecnologias. Ao contrário, ela cresce exponencialmente. Sendo assim, o papel tradicional da Biblioteconomia sempre foi de reunir, processar e difundir o conteúdo informacional dos documentos. E o papel dos arquivistas se restringia ao armazenamento, guarda e recuperação dessas informações.

É com base nesse debate e respaldada por todas as indagações que envolvem a atuação e a formação dos profissionais da informação em plena era da Sociedade da Informação que a Associação Catarinense de Bibliotecários discute na 30ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina a temática: “A Comunicação Científica e os Profissionais da Informação: a produção científica e a educação continuada”.

JUSTIFICATIVA

O 30º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina pretende contribuir para que os profissionais da informação sejam contemplados com um espaço para novos conhecimentos, privilegiando a reflexão e o debate sobre as implicações da produção e comunicação científica.

À primeira vista, soa paradoxal que as expressões interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade estejam em uso crescente, na sociedade contemporânea, quando, cada vez mais, há redução de limites de atuação, com tendência crescente e irreversível à especialização e à subespecialização nas diferentes áreas do conhecimento. Assim, a não obstante fragilidade e controvérsias há temas em que a interdisciplinaridade flui de forma espontânea e irreversível. É o caso da comunicação científica (TARGINO; KAIMEN, 2010).

A comunicação científica é moldada por indicadores quantitativos em relação à evolução da produção científica e por medidas qualitativas que promovem a educação continuada e o avanço do arcabouço teórico no que tange a atuação e a formação dos profissionais da informação.

Aos profissionais da informação, segundo Targino e Kaimen (2010), competem gerir a informação, segundo as demandas dos distintos públicos, mediante os processos de aquisição, organização, descrição, indexação, armazenamento, recuperação e distribuição das informações que emanam dos mais diferentes suportes, impressos, digitais ou eletrônicos.

É nesse contexto que discutir sobre comunicação científica envolve perfil, atuação e formação de diferentes profissionais ligados à Ciência da Informação, como editores, bibliotecários, arquivistas, dentre outros, exigindo um nível de coordenação e de cooperação entre as diferentes disciplinas.

PROMOÇÃO

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS – ACB

ORGANIZAÇÃO

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB)
Grupo de Acadêmicos de Biblioteconomia (GAB)
Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC)

APOIO

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Sindicato de Bibliotecários de Santa Catarina (SINDBIBLIO/SC)
Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª. Região (CRB14/SC)

INFORMAÇÕES SOBRE A ENTIDADE

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).
CNPJ: 75.370.015/0001-40
Avenida Josué Di Bernardi, 239 – Ed. Jowi – Sala 302
88101-200 – Campinas – São José – Santa Catarina – Brasil
E-mail: secretaria@acbsc.org.br
Site: http://www.acbsc.org.br


Tópicos recentes

30º PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB)

07 e 08 de outubro de 2011

Centro de Eventos SESC Cacupé

Florianópolis, SC

TEMA

A Comunicação Científica e os Profissionais da Informação:  a produção científica e a educação continuada

VII FÓRUM ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
TEMA CENTRAL: O profissional da Informação e a pesquisa em biblioteca escolar

INFORMAÇÕES SOBRE A ENTIDADE

Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).
CNPJ: 75.370.015/0001-40
Avenida Josué Di Bernardi, 239 – Ed. Jowi – Sala 302
88101-200 – Campinas – São José – Santa Catarina – Brasil
Tel.: (48) 9933 5384 E-mail: secretaria@acbsc.org.br

Site: http://www.acbsc.org.br

___________________________________________________________

PROMOÇÃO

ORGANIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO

LOCAL DO EVENTO: Centro de Eventos SESC Cacupé

Hotel SESC Cacupé
Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670. Cacupé.
Florianópolis – SC. CEP: 88050-005.
Fone/ Fax: (48) 3231-3200

Saiba como chegar clicando aqui.

SIGA A ACB NO TWITTER – http://twitter.com/#!/acbsc

Outras opções de hospedagem próximas ao evento: Pousada Mar de Dentro, Quinta da Bela Vista, Hotel Maria do Mar